Moradores de quatro bairros de Caxias do Sul, relataram tremores de terra na madrugada desta segunda-feira, 13. Não há relatos de feridos, mas o fenômeno assustou a população, que também está vivendo as consequências das fortes chuvas que atingem o Estado. Os casos foram registrados nos bairros Madureira, Jardim América, Universitário e Pio X, entre as 3h e as 4h da manhã.

Os maciços rochosos de todo o planalto do Rio Grande do Sul, da serra geral, estão com muita pressão d'água, a pressão hidrostática está muito elevada. Isso acaba levando a um recalque nas estruturas rochosas, nas fraturas e blocos rochosos. Os tremores provavelmente aconteceram em outras regiões da cidade, mas os relatos partiram da região central por ela ser mais densamente povoada. A rodoviária da cidade e o estádio Alfredo Jaconi, do Juventude, ficam em um dos bairros afetados.
A serra gaúcha já está passando por momentos conturbados, com as fortes enchentes e, agora a segunda maior cidade do Rio Grande do Sul e quarta da região Sul do país sofre com esses tremores.

Texto: Sérgio Paulo Scharf DRT/SC 02685 JP
Foto: PMCS