A Antártida acaba de registrar a menor temperatura deste ano até agora observada no planeta por instrumentos meteorológicos. A temperatura mínima ontem na estação Dome Fuji AWS chegou a 82,1ºC, abaixo de zero. Logo, pouco abaixo do recorde para esta estação que é de 82,9ºC abaixo de zero em 27 de julho de 2014. Marcas tão extremas não são incomuns na Antártida. A estação Vostok da Rússia possui o recorde oficial de menor temperatura já registrada em superfície no planeta com 89,2°C abaixo de zero em 21 de julho de 1983.
Frio nestes valores é inóspito às pessoas. Os seres humanos não conseguem suportar um ar tão frio por mais do que algumas respirações. Respirar ar nesta temperatura causaria uma hemorragia nos pulmões. A elevada altitude do Planalto Antártico Leste e sua proximidade com o Polo Sul conferem-lhe o clima mais frio de qualquer região da Terra. A menor temperatura do ar já medida no mundo, em Vostok, ocorreu na região.
No momento, vários pontos da Antártida encontram-se com temperatura muito abaixo da média. Diferentemente do Ártico, o extremo Sul do planeta não enfrenta tendência de aquecimento acelerado pelas mudanças climáticas.
Fonte: Metsul Metereologia