O Conselho técnico do Campeonato Catarinense 2024 definiu que a competição terá início no dia 20 de janeiro, com a final sendo realizada no dia 6 de abril. O formato da competição será igual ao deste ano, 12 clubes se enfrentando em turno único. A reunião aconteceu na quinta-feira (9), na sede da Federação Catarinense de Futebol, em Balneário Camboriú. Os dois últimos colocados serão rebaixados para a segunda divisão estadual em 2025. Já os oito primeiros colocados, passarão para a fase final, em formato mata-mata, com jogos de ida e volta.
Vale salientar que o clube de melhor campanha fará o segundo jogo em casa. Além disso, os finalistas do Campeonato Catarinense 2024 irão garantir a vaga para a Copa do Brasil, e os três primeiros colocados que não estiverem nas Séries A, B e C do Brasileiro, garantem vaga na Série D nacional em 2025. O Conselho Técnico recebeu a presença dos representantes dos 12 clubes que irão disputar a competição. Os presidentes do Avaí (Júlio César Heerdt), Barra (Bene Sobrinho), Brusque (Danilo Rezini), Criciúma (Vilmar Guedes), Figueirense (José Tadeu Cruz), Internacional de Lages e ‘SCClubes’ (Christopher Nunes), Joinville (Darthanhan Oliveira) e Nação (Tiago Reis) estiveram presentes.
Já Chapecoense e Marcílio Dias, foram representados por seus vice-presidentes, Alex Passos e Tarcísio Guedim. O Concórdia enviou Matheus Cardoso como representante.